XI CONGRESSO BRASILEIRO DE HISPANISTAS
XI CONGRESSO BRASILEIRO DE HISPANISTAS
Os anais do XI CONGRESSO BRASILEIRO DE HISPANISTAS estão disponíveis!
Clique aqui e acesse!
Programação
XI CONGRESSO BRASILEIRO DE HISPANISTAS
Todos os vídeos ficarão disponíveis após o evento.
Filtro
Exibir:
01 Set
13h30 às 13h40 Horário de Brasília
Palavra do reitor
Alfredo Gomes (UFPE)
01 Set
13h40 às 14h00 Horário de Brasília
Mesa de Abertura.
Alfredo Cordiviola (UFPE)
Brenda Carlos de Andrade (UFRPE)
01 Set
14h00 às 15h30 Horário de Brasília
ABH: vinte anos
Neide González (USP)
Lívia Reis (UFF)
Márcia Paraquett (UFBA)
António Esteves (UNESP)
01 Set
16h00 às 17h30 Horário de Brasília
Memoria, tiempo y fragmento
Margo Glantz (Universidad Nacional Autónoma de México), en diálogo con Adriana Kanzepolsky (USP)
01 Set
18h00 às 19h30 Horário de Brasília
Otras literaturas hispánicas: perspectivas contemporáneas
Mbare Ngom (Morgan State University, Baltimore), con Amarino Queiroz (UFRN)
01 Set
19h00 às 23h59 Horário de Brasília
Lançamentos de livros
01 Set
19h00 às 23h59 Horário de Brasília
Prêmio Hispanismos: Primeiras Experiências
02 Set
10h00 às 11h30 Horário de Brasília
La escritura de Antonio José Ponte entre las ruinas y el humor
Antonio José Ponte con Elena Palmero González (UFRJ) e Idalia Morejón Arnaiz (USP).
02 Set
14h00 às 15h30 Horário de Brasília
Francotiradora y forastera: dos condiciones para la crítica latino-americana
Marcela Croce (Universidad de Buenos Aires), con Viviana Gelado (UFF) y Rodrigo Labriola (UFRJ)
02 Set
16h00 às 17h30 Horário de Brasília
Resistir al neoliberalismo
Pilar Calveiro (Universidad Autónoma de la Ciudad de México) en diálogo con Brenda Carlos de Andrade (UFRPE)
02 Set
18h00 às 19h00 Horário de Brasília
Lo queer entre las luchas políticas y la literatura
José Amicola (UNLP) en diálogo con Teresa Basile (UNLP)
02 Set
18h30 às 23h59 Horário de Brasília
Apresentação de Trabalhos - Comunicação Livre
03 Set
10h00 às 11h30 Horário de Brasília
Historia de la lengua y enseñanza del español
José Luis Herrero Ingelmo (Universidad de Salamanca) con José Alberto Miranda Poza (UFPE)
03 Set
15h00 às 16h30 Horário de Brasília
Ciencia y política colonial de España en tiempos de la crisis del imperio
Pablo Diener (UFMT) con Alfredo Cordiviola (UFPE)
03 Set
17h00 às 18h30 Horário de Brasília
Literatura y crítica en América Latina hoy (circuitos, alcances, formas)
Christopher Domínguez -Michael en diálogo con Ana Cecilia Olmos (USP) y Rafael Gutiérrez Giraldo (UFRJ)
03 Set
17h30 às 23h59 Horário de Brasília
Apresentação de Trabalhos - Simpósios temáticos
04 Set
10h00 às 11h30 Horário de Brasília
Relatos y retratos del narcotráfico en Galicia: entre el periodismo, la literatura y la televisión global
Xaquín Núñez Sabaris (Universidade do Minho) con Juan Pablo Martin Rodrigues (UFPE)
04 Set
14h00 às 15h30 Horário de Brasília
Discursos y prácticas políticas en torno a la pandemia/Discursos e práticas políticas em torno da pandemia
Elvira Narvaja de Arnoux (Universidad de Buenos Aires), Wécio Pinheiro Araújo (UFPB) e Maite Celada (USP).
04 Set
16h00 às 17h00 Horário de Brasília
Assembleia geral da ABH
04 Set
18h00 às 18h10 Horário de Brasília
Palavras finais da Diretoria 2018-2020
Apresentações dos Trabalhos
COMUNICAÇÃO LIVRE - ENSINO DE LÍNGUAS | MESA 1: FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE ELE
|
||||||||||||
COMUNICAÇÃO LIVRE - ENSINO DE LÍNGUAS | MESA 2: UM OLHAR SOBRE IDENTIDADES EM JOGO NO ENSINO ELE
|
||||||||||||
COMUNICAÇÃO LIVRE - ENSINO DE LÍNGUAS | MESA 3: RECURSOS DIDÁTICOS E/NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE ELE
|
||||||||||||
COMUNICAÇÃO LIVRE - ESTUDOS DE LITERATURA E CULTURA | MESA 1: FORMAS DO ROMANCE LATINO-AMERICANO
|
||||||||||||
COMUNICAÇÃO LIVRE - ESTUDOS DE LITERATURA E CULTURA | MESA 2. FICÇÕES DO REAL
|
||||||||||||
COMUNICAÇÃO LIVRE - ESTUDOS DE LITERATURA E CULTURA | MESA 3: EXERCÍCIOS COMPARATIVOS
|
||||||||||||
COMUNICAÇÃO LIVRE - ESTUDOS DE LITERATURA E CULTURA | MESA 4: VOZES FEMININAS: REPRESENTAÇÕES
|
||||||||||||
COMUNICAÇÃO LIVRE - ESTUDOS DE LITERATURA E CULTURA | MESA 5: VOZES FEMININAS: RESISTÊNCIAS
|
||||||||||||
COMUNICAÇÃO LIVRE - ESTUDOS DE LITERATURA E CULTURA | MESA 6: A ÉPOCA DOS ÁUSTRIAS E SUAS RELEITURAS
|
||||||||||||
COMUNICAÇÃO LIVRE - ESTUDOS DE LITERATURA E CULTURA | MESA 7: IMAGENS E MATÉRIAS
|
||||||||||||
COMUNICAÇÃO LIVRE - ESTUDOS DE LITERATURA E CULTURA | MESA 8: SOBRE OS CLÁSSICOS I
|
||||||||||||
COMUNICAÇÃO LIVRE - ESTUDOS DE LITERATURA E CULTURA | MESA 9: SOBRE OS CLÁSSICOS II
|
||||||||||||
COMUNICAÇÃO LIVRE - ESTUDOS DE LITERATURA E CULTURA | MESA 10: LITERATURA, MODERNIDADE, HISTÓRIA
|
||||||||||||
COMUNICAÇÃO LIVRE - ESTUDOS DE LITERATURA E CULTURA | MESA 11: LITERATURAS HIFENIZADAS
|
||||||||||||
COMUNICAÇÃO LIVRE - ESTUDOS DE LITERATURA E CULTURA | MESA 12: FILIAÇÕES E DESLOCAMENTOS NA LITERATURA DA AMÉRICA LATINA I
|
||||||||||||
COMUNICAÇÃO LIVRE - ESTUDOS DE LITERATURA E CULTURA | MESA 13. FILIAÇÕES E DESLOCAMENTOS NA LITERATURA DA AMÉRICA LATINA II
|
||||||||||||
COMUNICAÇÃO LIVRE - ESTUDOS DE LINGUAGEM | MESA 1: DISCURSOS EM ANÁLISE 1
|
||||||||||||
COMUNICAÇÃO LIVRE - ESTUDOS DE LINGUAGEM | MESA 2: DISCURSOS EM ANALISE 2
|
||||||||||||
COMUNICAÇÃO LIVRE - ESTUDOS DE LINGUAGEM | MESA 3: ESTUDOS DE LINGUAGEM E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE ELE
|
||||||||||||
COMUNICAÇÃO LIVRE - ESTUDOS DE LINGUAGEM | MESA 4: DESCRIÇÃO E ANÁLISE LINGUÍSTICAS – ASPECTOS TEÓRICOS 1
|
||||||||||||
COMUNICAÇÃO LIVRE - ESTUDOS DE LINGUAGEM | MESA 5: DESCRIÇÃO E ANÁLISE LINGUÍSTICAS – ASPECTOS TEÓRICOS 2
|
||||||||||||
COMUNICAÇÃO LIVRE - MESA MULTIDISCIPLINAR
|
ST 01 - LITERATURA E TRADUÇÃO DO SÉCULO DE OURO ESPANHOL: POESIA, PROSA E TEATRO | SESSÃO 01
|
||||||||||||||||||
ST 01 - LITERATURA E TRADUÇÃO DO SÉCULO DE OURO ESPANHOL: POESIA, PROSA E TEATRO | SESSÃO 02
|
||||||||||||||||||
ST 02 - UNA MIRADA A LOS FENÓMENOS DEL HABLA Y A LA DIDÁCTICA DE LA PRONUNCIACIÓN: MÁS ALLÁ DE LA FONÉTICA APLICADA | SESSÃO 01
|
||||||||||||||||||
ST 02 - UNA MIRADA A LOS FENÓMENOS DEL HABLA Y A LA DIDÁCTICA DE LA PRONUNCIACIÓN: MÁS ALLÁ DE LA FONÉTICA APLICADA | SESSÃO 02
|
||||||||||||||||||
ST 03 - POLÍTICAS IDENTITÁRIAS, EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA E DECOLONIALIDADE: POR OUTROS MUNDOS POSSÍVEIS PARA O HISPANISMO BRASILEIRO | SESSÃO 01 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE ESPANHOL, EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA E DECOLONIALIDADE
|
||||||||||||||||||
ST 04 - EXCESSOS E CARÊNCIAS DO CORPO: INSCREVER A ENFERMIDADE NAS ARTES-LITERATURAS HISPÂNICAS | SESSÃO 01 - O CORPO SEXUADO E SUAS DOENÇAS
|
||||||||||||||||||
ST 07 - TEORIA E CRÍTICA LITERÁRIAS NA AMÉRICA LATINA NO SÉCULO XXI | SESSÃO 01
|
||||||||||||||||||
ST 08 - O ENSINO DAS LITERATURAS HISPÂNICAS E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE ESPANHOL | SESSÃO 01
|
||||||||||||||||||
ST 03 - POLÍTICAS IDENTITÁRIAS, EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA E DECOLONIALIDADE: POR OUTROS MUNDOS POSSÍVEIS PARA O HISPANISMO BRASILEIRO | SESSÃO 02 - PRÁTICAS, ENSINO DE ESPANHOL E DECOLONIALIDADE
|
||||||||||||||||||
ST 04 - EXCESSOS E CARÊNCIAS DO CORPO: INSCREVER A ENFERMIDADE NAS ARTES-LITERATURAS HISPÂNICAS | SESSÃO 02 - SOBRE AS `DOENÇAS DA MENTE’: DEMÊNCIA, PARANOIAS E PERDAS DA MEMÓRIA
|
||||||||||||||||||
ST 07 - TEORIA E CRÍTICA LITERÁRIAS NA AMÉRICA LATINA NO SÉCULO XXI | SESSÃO 02
|
||||||||||||||||||
ST 08 - O ENSINO DAS LITERATURAS HISPÂNICAS E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE ESPANHOL | SESSÃO 02
|
||||||||||||||||||
ST 03 | SESSÃO 03 - PRÁTICAS DE LINGUAGEM, LÍNGUA ESPANHOLA E DECOLONIALIDADE | SESSÃO 03 - PRÁTICAS DE LINGUAGEM, LÍNGUA ESPANHOLA E DECOLONIALIDADE
|
||||||||||||||||||
ST 04 - EXCESSOS E CARÊNCIAS DO CORPO: INSCREVER A ENFERMIDADE NAS ARTES-LITERATURAS HISPÂNICAS | SESSÃO 03 - DOENÇAS, SOBREVIVÊNCIAS E SUICÍDIO: DIÁLOGOS E RELEITURAS NA LITERATURA LATINO-AMERICANA
|
||||||||||||||||||
ST 07 - TEORIA E CRÍTICA LITERÁRIAS NA AMÉRICA LATINA NO SÉCULO XXI | SESSÃO 03
|
||||||||||||||||||
ST 09 - LA IMPORTANCIA DEL CONCEPTO DE ARCHIFONEMA PARA LA ENSEÑANZA DE ESPAÑOL A HABLANTES DE PORTUGUÉS, DE PORTUGUÉS A HISPANOHABLANTES Y PARA LOS PROCESOS DE ALFABETIZACIÓN Y LETRAMIENTO DE AMBAS LENGUAS | SESSÃO 01
|
||||||||||||||||||
ST 10 - NUEVOS CAMINOS PARA LA ENSEÑANZA-APRENDIZAJE DE LA LENGUA ESPAÑOLA: EL ESPAÑOL COMO PRÁCTICA SOCIAL | SESSÃO 01
|
||||||||||||||||||
ST 09 - LA IMPORTANCIA DEL CONCEPTO DE ARCHIFONEMA PARA LA ENSEÑANZA DE ESPAÑOL A HABLANTES DE PORTUGUÉS, DE PORTUGUÉS A HISPANOHABLANTES Y PARA LOS PROCESOS DE ALFABETIZACIÓN Y LETRAMIENTO DE AMBAS LENGUAS | SESSÃO 02
|
||||||||||||||||||
ST 10 - NUEVOS CAMINOS PARA LA ENSEÑANZA-APRENDIZAJE DE LA LENGUA ESPAÑOLA: EL ESPAÑOL COMO PRÁCTICA SOCIAL | SESSÃO 02
|
||||||||||||||||||
ST 12 - PARA UMA HISTÓRIA DA LITERATURA HISPANO-AMERICANA: TEMAS E DEBATES ATUAIS | SESSÃO 01 - LITERATURA HISPANO-AMERICANA: DISCURSOS, LINGUAGENS, TRANSMEDIALIDADES
|
||||||||||||||||||
ST 14 - AFINAL, POR QUE DEVEMOS RESISTIR E CONTINUAR ENSINANDO ESPANHOL NO BRASIL? | SESSÃO 01
|
||||||||||||||||||
ST 15 - PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO DE ESPANHOL PARA CONTEXTOS DIVERSOS | SESSÃO 01
|
||||||||||||||||||
ST 13 - METODOLOGIAS E RECURSOS INOVADORES NA PRÁTICA DO ENSINO DO ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA | SESSÃO 01
|
||||||||||||||||||
ST 12 - PARA UMA HISTÓRIA DA LITERATURA HISPANO-AMERICANA: TEMAS E DEBATES ATUAIS | SESSÃO 02 - DESLOCAMENTOS LINGUÍSTICOS, CULTURAIS E TEÓRICOS NA LITERATURA HISPANO-AMERICANA
|
||||||||||||||||||
ST 14 - AFINAL, POR QUE DEVEMOS RESISTIR E CONTINUAR ENSINANDO ESPANHOL NO BRASIL? | SESSÃO 02
|
||||||||||||||||||
ST 15 - PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO DE ESPANHOL PARA CONTEXTOS DIVERSOS | SESSÃO 02
|
||||||||||||||||||
ST 16 - METODOLOGIAS PARA O ENSINO DE ESPANHOL COM TECNOLOGIAS: PERSPECTIVAS TEÓRICAS E PRÁTICAS | SESSÃO 01
|
||||||||||||||||||
ST 12 - PARA UMA HISTÓRIA DA LITERATURA HISPANO-AMERICANA: TEMAS E DEBATES ATUAIS | SESSÃO 03 - A NARRATIVA NA LITERATURA HISPANO-AMERICANA: FORMAS, VOZES, DISCURSOS
|
||||||||||||||||||
ST 14 - AFINAL, POR QUE DEVEMOS RESISTIR E CONTINUAR ENSINANDO ESPANHOL NO BRASIL? | SESSÃO 03
|
||||||||||||||||||
ST 15 - PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO DE ESPANHOL PARA CONTEXTOS DIVERSOS | SESSÃO 03
|
||||||||||||||||||
ST 18 - PESQUISAS SOBRE EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA E FORMAÇÃO DOCENTE EM LÍNGUA ESPANHOLA: PERSPECTIVAS DISCURSIVAS (II) | SESSÃO 01
|
||||||||||||||||||
ST 16 - METODOLOGIAS PARA O ENSINO DE ESPANHOL COM TECNOLOGIAS: PERSPECTIVAS TEÓRICAS E PRÁTICAS | SESSÃO 02
|
||||||||||||||||||
ST 18 - PESQUISAS SOBRE EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA E FORMAÇÃO DOCENTE EM LÍNGUA ESPANHOLA: PERSPECTIVAS DISCURSIVAS (II) | SESSÃO 02
|
||||||||||||||||||
ST 17 - O PENSAMENTO DECOLONIAL E SUA RESSONÂNCIAS NOS BENS MATERIAIS E IMATERIAIS DA AMÉRICA LATINA | SESSÃO 01
|
||||||||||||||||||
ST 19 - DISPUTAS, ADESÕES E ENFRENTAMENTOS NAS POLÍTICAS LINGUÍSTICAS DO BRASIL E DA AMÉRICA LATINA | SESSÃO 01
|
||||||||||||||||||
ST 17 - O PENSAMENTO DECOLONIAL E SUA RESSONÂNCIAS NOS BENS MATERIAIS E IMATERIAIS DA AMÉRICA LATINA | SESSÃO 02
|
||||||||||||||||||
ST 18 - PESQUISAS SOBRE EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA E FORMAÇÃO DOCENTE EM LÍNGUA ESPANHOLA: PERSPECTIVAS DISCURSIVAS (II) | SESSÃO 03
|
||||||||||||||||||
ST 19 - DISPUTAS, ADESÕES E ENFRENTAMENTOS NAS POLÍTICAS LINGUÍSTICAS DO BRASIL E DA AMÉRICA LATINA | SESSÃO 02
|
||||||||||||||||||
ST 20 - A LÍNGUA ESPANHOLA NA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA: REFLEXÕES SOBRE SUA PRESENÇA EM DIVERSOS CONTEXTOS E PERSPECTIVAS FUTURAS | SESSÃO 01
|
||||||||||||||||||
ST 21 - FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES DE ESPANHOL: POLÍTICAS EDUCACIONAIS E AÇÕES NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR | SESSÃO 01
|
||||||||||||||||||
ST 19 - DISPUTAS, ADESÕES E ENFRENTAMENTOS NAS POLÍTICAS LINGUÍSTICAS DO BRASIL E DA AMÉRICA LATINA | SESSÃO 03
|
||||||||||||||||||
ST 20 - A LÍNGUA ESPANHOLA NA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA: REFLEXÕES SOBRE SUA PRESENÇA EM DIVERSOS CONTEXTOS E PERSPECTIVAS FUTURAS | SESSÃO 02
|
||||||||||||||||||
ST 06 - DISCURSO E COMPARAÇÃO. PESQUISAS E PROBLEMAS TEÓRICO-METODOLÓGICOS | SESSÃO 01
|
||||||||||||||||||
ST 21 - FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES DE ESPANHOL: POLÍTICAS EDUCACIONAIS E AÇÕES NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR | SESSÃO 02
|
||||||||||||||||||
ST 24 - DE LAS CRÓNICAS MEDIEVALES CASTELLANAS A LAS CRÓNICAS DE ÍNDIAS, ENTRE LA LITERATURA Y LA HISTORIA. LA HISTORIA POR DETRÁS DE LA HISTORIA | SESSÃO 01
|
||||||||||||||||||
ST 25 - ESTUDOS ANDINOS NO BRASIL: PERSPECTIVAS TEÓRICAS E CRÍTICAS SOBRE LITERATURAS E CULTURAS ANDINAS | SESSÃO 01
|
||||||||||||||||||
ST 22 - ESTUDIOS DE LA LENGUA ESPAÑOLA: ENTRE LOS DOCUMENTOS HISTÓRICOS Y EL MUNDO DIGITAL | SESSÃO 01
|
||||||||||||||||||
ST 24 - DE LAS CRÓNICAS MEDIEVALES CASTELLANAS A LAS CRÓNICAS DE ÍNDIAS, ENTRE LA LITERATURA Y LA HISTORIA. LA HISTORIA POR DETRÁS DE LA HISTORIA | SESSÃO 02
|
||||||||||||||||||
ST 25 - ESTUDOS ANDINOS NO BRASIL: PERSPECTIVAS TEÓRICAS E CRÍTICAS SOBRE LITERATURAS E CULTURAS ANDINAS | SESSÃO 02
|
||||||||||||||||||
ST 23 - ESTUDOS DESCRITIVOS SOBRE A LÍNGUA ESPANHOLA A PARTIR DA LINGUÍSTICA COGNITIVA | SESSÃO 01
|
||||||||||||||||||
ST 25 - ESTUDOS ANDINOS NO BRASIL: PERSPECTIVAS TEÓRICAS E CRÍTICAS SOBRE LITERATURAS E CULTURAS ANDINAS | SESSÃO 03
|
||||||||||||||||||
ST 20 - A LÍNGUA ESPANHOLA NA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA: REFLEXÕES SOBRE SUA PRESENÇA EM DIVERSOS CONTEXTOS E PERSPECTIVAS FUTURAS | SESSÃO 03
|
Prêmio Hispanismos: Primeiras Experiências
Lançamento de Livros
